Monday, December 31, 2012

Padre Alzir Sampaio - Por: Emerson Monteiro


Década de 60, inícios. Eu passaria em Lavras da Mangabeira as férias do meio do ano, época de alegria depois das chuvas sertanejas. Criança, e brincava na praça junto das movimentações de noitadas alegres, algo que lembra felicidade. A energia elétrica durava só até as 21h, se é que a memória permanecer fiel aos acontecimentos relacionados. Ainda assim, após chegar o escuro da noite, postávamos cadeiras em frente da casa de meu Tio Jorge, próxima da Igreja, e ficávamos até mais tarde, quando chegava o sono. A duas casas, na mesma calçada, estava a Casa Paroquial, onde morava o Padre Alzir.

Naquele ano, também passavam férias em Lavras sobrinhos seus, filhos do Prof. Filgueiras Sampaio, vindos de Fortaleza. Esse mestre, irmão do Padre Alzir, era autor dos nossos livros de História e Geografia, no Curso Primário.

Observava com atenção as atividades da casa, administrada por senhora que gostava da gente, e nas noites trazia suco de laranja temperado com pedacinhos de maçã, para mim motivo de satisfação, que desconhecia a nova receita. Vez em quando, surgia o Padre Alzir, figura austera, solene, que demorava um pouco e brincava conosco.

Só depois, já adulto, ao conhecer mais quanto minhas origens, aprofundaria conhecimentos desse sacerdote virtuoso, que deixou marca indelével junto ao povo da paróquia.

Alzir Ferreira Sampaio nascera em Barbalha, região do Cariri, no Ceará, e desempenhara funções de pároco de Lavras durante mais de três décadas, desde 08 de maio de 1938. Nesse período, eu fora batizado na lá Paróquia de São Vicente Ferrer, idos de 1949, nascido em fazenda do município, o Sítio Tatu.

As notícias quanto ao zeloso sacerdote pelos seus paroquianos raiam as margens da legenda, em ricas páginas dos nossos historiógrafos, qual personalidade virtuosa, homem de trabalho e zelo aos seres humanos, integrado na lides religiosa. Realizou melhorias estruturais nos próprios da Igreja Romana a ele entregues. Além disso, participou ativamente da vida administrativa de Lavras da Mangabeira, concluindo o prédio da Igreja Matriz, dando as características arquitetônicas de rara beleza que hoje se mantêm. Já o prédio da Casa Paroquial, de que comentei, adquirira e promovera a reforma física.

Através de dados obtidos junto ao Blog de Lavras, na internet, nas realizações do Padre Alzir constam a criação do Círculo dos Trabalhadores Cristãos, a construção da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, a fundação do Patronato São Vicente Ferrer (atual Colégio São Vicente), fundação da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância, que seria o Hospital São Vicente Ferrer, isto para elencar alguns feitos da liderança evangelizadora que lhe consagraram no seio daquela população.


Por: Emerson Monteiro
 

Prof. CEZAR BANDEIRA de MELO - Um Erudito dentre os Eruditos


 Acima: Professor Cezar Bandeira de Melo

Hoje eu gostaria de fazer uma pequena homenagem a um homem a quem eu e a cidade do Crato devemos muito. Quem teve a felicidade de estudar no Colégio Diocesano do Crato nos anos 70 e 80, certamente que deve ter sido aluno do emérito professor Cezar Bandeira de Melo. 

Um dos maiores "gênios" da nossa geração no ensino da Física, Cezar poderia ter sido um daqueles cientistas renomados de Oxford, Cambridge ou Harvard, pois a sua fenomenal inteligência o permitiria; Contudo, resolveu para nossa felicidade, permanecer no Cariri, tornando-se um professor e sendo um homem que cultua a simplicidade em todas as coisas, e diga-se de passagem, é também artista da música: Toca flauta transversal divinamente bem. Considero-o uma espécie de tutor, de mestre, que me ensinou os primeiros grandes passos da vida. Foi ele o responsável pelo despertar em mim das grandes paixões pela Física, pela Química, pela Computação, pela Astronomia e por inúmeras outras ciências. Foi também, ao lado de Jairo Starkey, o meu primeiro professor de inglês. Quando ainda adolescente, Cezar me recebia em sua casa como um filho, e em cada contato e através das suas perguntas filosóficas, aprendia-se mais sobre os mistérios do universo. É daqueles que possuem o raro toque de "Midas", de encutir na cabeça dos seus pupilos, a sagrada curiosidade acerca do cosmos. Foi através dele que tive acesso ao primeiro computador pessoal, um TK-82C, e lembro-me até que esse pequeno equipamento já possuía um programa de xadrez, jogo que o Cezar domina tão bem, que no Cariri não há par; Entristece-se por não encontrar jogador de Xadrez à sua altura, a não ser em grandes programas de computador. 

Pelos idos de 1980, Cezar era colecionador, e nos seus alfarrábios, descobri um jogo de lentes de vidro, que através das quais, construí o meu primeiro telescópio refrator de 76cm, havendo sido encomendada a lente objetiva numa ótica da cidade. Com este equipamento, consegui refazer as famosas observações de Galileu, que viu vários satélites ao redor de Júpiter e Saturno.  Por aquela época, eu passava madrugadas inteiras em observações com este telescópio e fazendo anotações.

Dentre os muitos hobbys, o Professor Cezar possuía um em especial: Era ouvinte assíduo da BBC WORLD SERVICE ( A famosa BBC de Londres ). Passávamos horas e horas juntos ouvindo a BBC e a Voz da América na sua residência, através de um excelente Rádio Transglobe que ele possuía. Ele, entendia tudo; Eu, quase nada, mas por seu intermédio, fui gravando os programas da BBC e outras estações de ondas curtas, e traduzia trecho por trecho. Foi assim que estudei inglês e hoje, graças muito a ele, ouço essa língua como se estivesse ouvindo-a em português, sendo que diariamente, minha TV é ligada na CNN; Tudo começou ali com o Cezar. 

Ele também foi um dos grandes inspiradores para que eu ouvisse e apreciasse mais o JAZZ e a Música Clássica. Possuidor de um bom gosto extraordinário, Cezar Bandeira ouvia de tudo: De Bach a Beethoven, passando por Chopin, Bizet, Tchaikovsky, etc...possuía coleções inteiras de música clássica, e já o conheci tocando e estudando a famosa "Badinerie" de Johhann Sebastian Bach na flauta. Foi num pequeno órgão de brinquedo, movido a ar, que pratiquei vários tipos de acompanhamento e deduções sobre harmonia pianística que passaria a usar posteriormente em minha própria profissão de músico.  Colecionador de livros incríveis, foi através dele também, profundamente racional, mas com grande curiosidade, que tive os primeiros contatos com os livros de Erick Von Daniken "Eram os Deuses Astronautas" e "De Volta às Estrelas". Também li o famoso "Como vejo o mundo" de Einstein, que ele tanto admirava e era livro de cabeceira. 

Por incrível que pareça o Cezar e a D. Ana, sua gentil espôsa, e seus filhos, estão ligados a mim e à minha família de inúmeras formas. Tornou-se amigo do meu pai, Damião de Souza, que possuía um Mercadinho na época, e da minha mãe, que trabalhava em contabilidade. Foi na casa do Cezar, que conheci uma das minhas primeiras paixões de adolescente, uma moça muito formosa, de nome IVA, que infelizmente, o destino a levou para a sua terra natal em pouco tempo.

De modo mais geral, quem não se lembra do Colégio Diocesano na época áurea do "Cezinha" como professor e coordenador ? Eu sou da época do Cezar, do Prof. Bendimar, do Monsenhor Montenegro, das professoras Juracy e Jurandir ( História ), de Almerinda ( Geografia ), do Zé Pedro ( Matemática ), da Marília ( Inglês ), do Jairo Starkey ( Inglês ), do Onézimo, Prof. Miguel Costa Barros ( Português ), Prof. Jaime Milfont, que já chegava com o seu famoso questionário de História: "O que são salas hipostílicas ?"

Naquele tempo, o mundo era um lugar mais doce; Sentia o cheiro da vida no ar. Éramos imortais e pairávamos imersos em pensamentos que variavam desde a formação do universo, ao reino subatômico, passando ainda pelos grandes questionamentos da existência e de Deus. Era um tempo mágico de descobrimentos, em que assim como Colombo, eu vislumbrava das órbitas elipsoidais dos olhos, ( como diria o Augusto dos Anjos ), de um novo mundo, que se tornou para sempre, toda a base da pesquisa, da curiosidade, do conhecimento daquilo que hoje eu sou, tenho e sei. Devo muito disso ao grande professor Cezar Bandeira de Melo, que em momento hábil, soube me guiar para um caminho de progresso, que de outra forma, sem a ajuda da sua imensa luz interior, eu e muitos outros da nossa geração, ainda estaríamos tateando na escuridão da ignorância e da presunção do saber.

É por isso que hoje, ao reencontrá-lo na calçada da agência do Banco do Brasil em Crato, todo um passado de uma vida doce e bela me enterneceu e tocou fundo a alma, ao lembrar daquele tempo de descobertas, de vida feliz, em sua mais completa concepção, e gostaria de agradecer pelo muito que fez não só por mim, mas por toda esta imensa plêiade de alunos que juntos, desfrutaram do seu imenso saber e da sua presença, e passaram a compreender mais sobre o sentido da vida e da arte de viver, perscrutando o mundo através daquilo que mais enobrece o ser humano e que o Cezar possui de sobra: A Inteligência, o Conhecimento, o Caráter e um imenso Amor pela vida.

Obrigado, Cezar Bandeira de Melo, por você existir.
Salve, Mestre! Por compartilharmos desta curta dobra espaço-temporal e poder dizer que fomos e somos grandes amigos.

Um grande Abraço,
Que o Universo conspire em seu favor.

Dihelson Mendonça

Do (infindável) seriado: "Coisas da República" -- postado por Armando Rafael

Lei deve proibir ex-presidentes de disputar eleições, diz Sarney
A notícia abaixo foi publicada na última edição -- do último dia do ano --  da "Folha de S.Paulo"




"Um dos mais longevos políticos brasileiros, o ex-presidente da República e atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-Amapá), defende agora  uma mudança na lei para regular o comportamento de ex-presidentes da República. "Nós devíamos ter, no Brasil, uma legislação que não permitisse a nenhum ex-presidente da República que voltasse a qualquer cargo eletivo", sugere o político maranhense de 82 anos.

Sarney chegou à Câmara como deputado federal pelo Maranhão em 1955. Nunca mais saiu da política. Passaram-se já 57 anos. Foi presidente da República de 1985 a 1990. Em seguida, fez o que agora não recomenda aos demais: disputou e venceu, pelo Amapá, três eleições sucessivas para o Senado. Em 2015, quando termina seu atual mandato, terá completado -- depois de ter saído da Presidência da República, nesta nova fase  -- 24 anos no Senado da República". 


A década perdida -- por Marco Antônio Villa (*)






Publicado n'O Estado de S.Paulo, em 31-12-2012

A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 foi recebida como um conto de fadas. O País estaria pagando uma dívida social. E o recebedor era um operário.

Operário que tinha somente uma década de trabalho fabril, pois aos 28 anos de idade deu adeus, para sempre, à fábrica. Virou um burocrata sindical. Mesmo assim, de 1972 a 2002 - entre a entrada na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e a eleição presidencial -, portanto, durante 30 anos, usou e abusou do figurino do operário, trabalhador, sofrido. E pior, encontrou respaldo e legitimação por parte da intelectualidade tupiniquim, sempre com um sentimento de culpa não resolvido.

A posse - parte dos gastos paga pelo esquema do pré-mensalão, de acordo com depoimento de Marcos Valério ao Ministério Público - foi uma consagração. Logo a fantasia cedeu lugar à realidade. A mediocridade da gestão era visível. Como a proposta de governo - chamar de projeto seria um exagero - era inexequível, resolveram manter a economia no mesmo rumo, o que foi reforçado no momento da alta internacional no preço das commodities.

Quando veio a crise internacional, no final de 2008, sem capacidade gerencial e criatividade econômica, abriram o baú da História, procurando encontrar soluções do século 20 para questões do século 21. O velho Estado reapareceu e distribuiu prebendas aos seus favoritos, a sempre voraz burguesia de rapina, tão brasileira como a jabuticaba. Evidentemente que só poderia dar errado. Errado se pensarmos no futuro do País. Quando se esgotou o ciclo de crescimento mundial - como em tantas outras vezes nos últimos três séculos -, o governo ficou, como está até hoje, buscando desesperadamente algum caminho. Sem perder de vista, claro, a eleição de 2014, pois tudo gira em torno da permanência no poder por mais um longo tempo, como profetizou recentemente o sentenciado José Dirceu.

Os bancos e as empresas estatais foram usados como instrumentos de política partidária, em correias de transmissão, para o que chamou o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, de "projeto criminoso de poder", quando do julgamento do mensalão. Os cargos de direção foram loteados entre as diferentes tendências do Partido dos Trabalhadores (PT) e o restante foi entregue à saciedade dos partidos da base aliada no Congresso Nacional. O PT transformou o patrimônio nacional, construído durante décadas, em moeda para obter recursos partidários e pessoais, como ficou demonstrado em vários escândalos durante a década.

O PT era considerado uma novidade na política brasileira. A "novidade" deu vida nova às oligarquias. É muito difícil encontrar nos últimos 50 anos um período tão longo de poder em que os velhos oligarcas tiveram tanto poder como agora. Usaram e abusaram dos recursos públicos e transformaram seus Estados em domínios familiares perpétuos. Esse congelamento da política é o maior obstáculo ao crescimento econômico e ao enfrentamento dos problemas sociais tão conhecidos de todos.

Não será tarefa fácil retirar o PT do poder. Foi criado um sólido bloco de sustentação que - enquanto a economia permitir - satisfaz o topo e a base da pirâmide. Na base, com os programas assistenciais que petrificam a miséria, mas garantem apoio político e algum tipo de satisfação econômica aos que vivem na pobreza absoluta. No topo, atendendo ao grande capital com uma política de cofres abertos, em que tudo pode, basta ser amigo do rei - a rainha é secundária.

A incapacidade da oposição de cumprir o seu papel facilitou em muito o domínio petista. Deu até um grau de eficiência política que o PT nunca teve. E o ano de 2005 foi o ponto de inflexão, quando a oposição, em meio ao escândalo do mensalão, e com a popularidade de Lula atingindo seu nível mais baixo, se omitiu, temendo perturbar a "paz social". Seu principal líder, Fernando Henrique Cardoso, disse que Lula já estava derrotado e bastaria levá-lo nas cordas até o ano seguinte para vencê-lo facilmente nas urnas. Como de hábito, a análise estava absolutamente equivocada. E a tragédia que vivemos é, em grande parte, devida a esse grave erro de 2005. Mas, apesar da oposição digna de uma ópera-bufa, os eleitores nunca deram ao PT, nas eleições presidenciais, uma vitória no primeiro turno.

O PT não esconde o que deseja. Sua direção partidária já ordenou aos milicianos que devem concentrar os seus ataques na imprensa e no Poder Judiciário. São os únicos obstáculos que ainda encontram pelo caminho. E até com ameaças diretas, como a feita na mensagem natalina - natalina, leitores! - de Gilberto Carvalho - ex-seminarista, registre-se - de que "o bicho vai pegar". A tarefa para 2013 é impor na agenda política o controle social da mídia e do Judiciário. Sabem que não será tarefa fácil, porém a simples ameaça pode-se transformar em instrumento de coação. O PT tem ódio das liberdades democráticas. Sabe que elas são o único obstáculo para o seu "projeto histórico". E eles não vão perdoar jamais que a direção petista de 2002 esteja hoje condenada à cadeia.

A década petista terminou. E nada melhor para ilustrar o fracasso do que o crescimento do produto interno bruto (PIB) de 1%. Foi uma década perdida. Não para os petistas e seus acólitos, claro. Estes enriqueceram, buscaram algum refinamento material e até ficaram "chiques", como a Rosemary Nóvoa de Noronha, sua melhor tradução. Mas o Brasil perdeu.

Poderíamos ter avançado melhorando a gestão pública e enfrentado com eficiência os nossos velhos problemas sociais, aqueles que os marqueteiros exploram a cada dois anos nos períodos eleitorais. Quase nada foi feito - basta citar a tragédia do saneamento básico ou os milhões de analfabetos.

Mas se estagnamos, outros países avançaram. E o Brasil continua a ser, como dizia Monteiro Lobato, "essa coisa inerme e enorme".

 (*)  MARCO ANTONIO VILLA é  Historiador e Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFCAR)

(Postado por Armando Rafael)

Governo desembolsa 18% do previsto no ano e obra de transposição avança pouco


Valores reservados no Orçamento efetivamente pagos na construção de canais para levar a água do rio São Francisco para o sertão nordestino ficam em R$ 173 milhões

(Matéria publicada na edição desta 2ª feira de "Estado de S.Paulo")

BRASÍLIA - O ritmo lento das obras da transposição do Rio São Francisco reflete as dificuldades que o governo vem enfrentando para levar adiante os investimentos na área de infraestrutura no País. Até 20 de dezembro, só 18% do Orçamento disponibilizado para 2012 havia sido desembolsado pelo Ministério da Integração Nacional. A execução se restringiu, basicamente, a restos a pagar dos anos anteriores. Com isso, o cronograma da megaobra de Dilma começou a ser afetado.

Uma nova licitação foi lançada no final do ano e pode levar para 2014 a inauguração do trecho piloto da obra, antes previsto para entrar em funcionamento ainda neste dezembro. O governo, apesar disso, mantém para 2015 a previsão de conclusão total da obra - que é a maior do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste.

O Ministério da Integração Nacional atribui a baixa execução financeira aos contratos que tiveram de ser rescindidos com algumas empresas, criando a necessidade de abertura de novas licitações, algumas das quais só serão abertas em março. No eixo leste, só R$ 32,4 milhões foram pagos do Orçamento deste ano.

A dotação inicial era de R$ 439,9 milhões, mas, diante das dificuldades de execução, foi reduzida para R$ 149,9 milhões. No eixo norte, os recursos disponíveis foram aumentados, chegando a R$ 790 milhões, mas pouco mais de R$ 140 milhões foram efetivamente pagos.

A obra, como aconteceu com boa parte dos investimentos do governo federal, foi tocada basicamente com a sobra de orçamentos anteriores. Na Transposição foram aplicados R$ 501 milhões de restos a pagar. O valor é pouco mais da metade do que o governo tinha de sobra. Para 2013, a cota de restos a pagar chegará a R$ 1,4 bilhão.

Atrasos. O calendário da Transposição tem sido afetado, ainda que o governo se recuse a revisar a previsão de conclusão para 2015. O projeto piloto, um trecho de cerca de 16 quilômetros no interior de Pernambuco, tinha previsão de inauguração agora em dezembro, mas as obras estão longe do fim.

O governo lançou um novo edital em novembro e o contrato com o consórcio que terá a responsabilidade de terminar o trecho será assinado somente em 2013. O ministério prevê, agora, que a água do São Francisco comece a correr nesse trecho em setembro de 2013, mas a licitação dá prazo de um ano para que o novo contratado conclua o serviço, podendo estender as obras para 2014.

O atraso no projeto piloto frustra os planos do ministro Fernando Bezerra Coelho, que contava com a inauguração para afastar as críticas ao ritmo da obra, lento desde o início do governo Dilma Rousseff. O trecho é considerado importante por reunir alguns dos principais elementos da obra, como barragem, ponte e aqueduto, além dos canais, possibilitando um primeiro teste prático de como a Transposição vai funcionar.

O Orçamento total da obra chegou a R$ 8,2 bilhões e R$ 3,5 bilhões já foram investidos. Dos 16 lotes, sete estão em andamento e apenas um concluído. Foram realizadas rescisões parciais em alguns trechos e novas licitações serão lançadas até março de 2013, segundo a previsão da pasta.

O ministério informou ainda que dois lotes estão com as obras paralisadas. As empresas já foram advertidas e multadas. Foi aberto ainda um processo para suspendê-las de licitações da pasta e declará-las inidôneas, o que impediria sua contratação por qualquer outro órgão público.



(Postado por Armando Rafael)

CRATO - Previsão do Tempo para hoje, 31 de Dezembro de 2012



Sol com algumas núvens e não chove já se tornou uma frase rotineira de previsão do tempo aqui no Blog do Crato. A chamada "quadra invernsa" tarda e tem provocado grandes problemas aos agricultores, com perdas incalculáveis. A previsão do tempo para hoje, dia 31 de dezembro, não é diferente. Segundo os institutos de meteorologia do país, teremos dia de sol com algumas núvens e não vai chover nesta passagem de ano. Altas temperaturas também: Máxima de 34 e mínima de 24. Umidade Relativa do Ar máxima de 84% e mínima de 37% ( no momento, às 07:25, temos 52% na Vilalta e uma temperatura de 27 graus ).  Nascer do sol: 05h25 Pôr do sol: 17h57.

Bom Dia, Crato!

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet

Secretária de Estado dos EUA é hospitalizada com coágulo sanguíneo



A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, foi internada em um hospital de Nova York no domingo com um coágulo sanguíneo ligado a uma concussão que ela sofreu neste mês, informou o Departamento de Estado em um anúncio que deve alimentar especulações sobre a saúde de uma das figuras políticas mais conhecidas dos Estados Unidos. Hillary, 65, está fora dos holofotes públicos desde meados de dezembro, quando segundo autoridades ela sofreu uma concussão após desmaiar devido a um vírus estomacal contraído durante uma viagem à Europa.

"Com o exame hoje, os médicos da secretária Clinton descobriram que um coágulo sanguíneo havia se formado, derivado de uma concussão que ela sofreu há várias semanas", disse no comunicado o porta-voz do Departamento de Estado Philippe Reines. "Ela está recebendo tratamento com anti-coagulantes e está no Hospital Presbiteriano de Nova York para que possam monitorar a medicação nas próximas 48 horas", dissse Reines. "Eles vão determinar se será necessária mais alguma ação."

ANDREW QUINN - Reuters


Homem que incendiou a casa da mãe e matou uma gatinha a facadas é assassinado em Icó


Um homicídio a bala com todas as características de execução aconteceu ontem (29), em uma casa localizada as margens de uma rodagem na localidade de Forquilhas dos Batistas, no sertão icoense. O desocupado Severino Pedro da Silva Neto, de 33 anos, natural de Icó, conhecido por "Nilton", foi morto com pelo menos dois tiros, sendo um na cabeça e um no peito esquerdo quando se encontrava no interior de sua residencia improvisada.

Via Lindomar Rodrigues
 

Veículos de frota poderão ter bloqueio de partida para condutor alcoolizado


A Câmara analisa proposta que determina a instalação de bafômetros em veículos de frota. Pela proposta, o condutor deverá fazer o teste de nível alcoólico sempre antes da partida do veículo. Caso o resultado seja acima de um parâmetro pré-estabelecido, a partida será bloqueada. A medida está prevista no projeto de lei do deputado Manato (PDT-ES). De acordo com a proposta, a instalação do aparelho será obrigatória em veículos destinados ao transporte escolar, em táxis e em frotas de caminhões, ônibus e vans. Esse será um item de fábrica obrigatório para veículos desses tipos produzidos a partir de 2014.

Custo

O autor do projeto explicou que esses aparelhos já foram testados nos Estados Unidos e na Suécia. Segundo ele, o custo de instalação seria de aproximadamente R$ 1 mil por veículo. "É um valor baixo se comparado aos prejuízos e acidentes caríssimos que a direção combinada com álcool pode acarretar. Ademais, as empresas teriam um gasto que, com certeza, seria mínimo em relação aos enormes prejuízos causados por acidentes no trânsito que, espera-se, diminuiriam muito", argumentou. De acordo com o texto, as empresas que descumprirem a nova regra estarão sujeitas a multa. Além disso, os condutores condenados por dirigir alcoolizados e causar acidentes terão penas mais duras. O valor das multas, o tamanho das penas e os níveis de álcool permitidos no organismo dos motoristas serão definidos em um regulamento específico elaborado pelo Executivo. A regulamentação da lei deverá prever também mecanismos de abatimento fiscal que possam subsidiar a instalação do bafômetro que impede a partida dos veículos de frota.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Folhapress


Crescimento do país está muito abaixo do esperado entre emergentes, diz professor


A economia brasileira deve fechar o ano com crescimento próximo a 1%. Analistas do mercado financeiro e técnicos do Banco Central (BC) fazem previsões parecidas. Na semana passada, informações do Relatório Trimestral de Inflação indicaram redução na projeção dos técnicos de 1,6% para 1%.

O resultado, se confirmado, estará bem abaixo dos 4,5% estimados para 2012. Segundo André Nassif, professor de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), mesmo levando em consideração a crise mundial, o crescimento brasileiro está muito abaixo do esperado entre os países emergentes. “O governo editou medida tentando estimular o consumo. Depois, medidas para estimular os investimentos, com políticas que contemplam o lado da oferta, com queda de juros. Só que essas políticas já deixaram de fazer efeito”, disse. Para ele, o modelo adotado pelo governo deu certo anteriormente, mas se esgotou e, mesmo com todos os programas, a demanda só deverá crescer 1%. Nassif acredita que não é estimulando o consumo, nem a oferta, que o problema será resolvido. O professor destaca que os empresários só investem quando têm garantia de que haverá demanda. E, no momento, o único que pode induzir o aumento da demanda é o próprio governo, que precisa aumentar os investimentos públicos.

“À medida que o governo gasta diretamente em infraestrutura, amplia a demanda por equipamentos, gera empregos na construção civil, aumenta a demanda por bens intermediários e estimula o investimento privado, que viria a reboque.”, defende. Ele disse ainda que, mesmo com todos os esforços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os investimentos públicos correspondem a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de bens e serviços produzidos no país.
 
Agência Brasil



Fortaleza - Roberto Cláudio faz primeira reunião com secretariado


O prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reuniu todo o secretariado neste domingo (30), em um hotel da cidade para traçar metas e definir um planejamento na gestão que assumirá no próximo dia 1º de janeiro.
 

O futuro gestor do município evitou falar das ações administrativas, no primeiro momento, por não conter informações suficientes. "Não temos um diagnóstico real e preciso. A equipe de transição permitiu alguns dados de informações importantes, mas ainda não temos o retrato completo da situação. No ponto das ações administrativas, nós só vamos nos pronunciar sobre medidas tão logo a gente tome conhecimento de toda a situação", comentou.

Postos de saúde e obras da Copa como primeiras medidas

Como anunciado anteriormente, Roberto Cláudio informou que a primeira medida do seu governo será uma visita aos postos de saúde da Capital, realizando algumas ações. "Na primeira semana de trabalho vamos fazer uma visita a todos os postos de saúde, acompanhado de ações como recuperação física, chamamento de servidores e profissionais da saúde, além de estoque de medicamentos para que os postos funcione bem. Também na primeira semana de trabalho vamos fazer uma força tarefa em relação as obras da copa e também dar os primeiros passos para a implementação do bilhete único", explicou. Para o primeiro semeste de 2013, Roberto Cláudio ainda lancará uma operação acordado com a secretaria de serviços públicos junto com as regionais, envolvendo trabalhos na iluminação, limpeza urbana, pavimentação e recuparação de praças.

Verba do antecipada do Ministério da Saúde

Em relação ao recurso antecipado do Ministério da Saúde na ordem de R$ 30 milhões, o futuro gestor do município, demonstrou receio. "Bem, é um recurso carimbado no fundo nacional e deveria está pagando serviços de médio e alta complexidade. Fui informado que está sendo pago serviços de saúde. O dinheiro não é para pagar alguns serviços de saúde. Ele é carimbado para pagar serviços de médio e alta complexidade. Qualquer disvirtuação de uso desse recurso é complicado porque a dívida com esses fornecedores acaba ficando para o próximo ano. O recurso entrou antecipado e me parece que o uso não é exatamente o previsto pelo Ministério da Saúde. Vamos aguardar para ver o que aconteceu e depois nos pronunciaremos com mais clareza", comentou.

Socorro Martins, nomeada secretária de Saúde, falou das dificuldades que encontrará na pasta.
Foto: Lucas de Menezes

"A maior dificuldade que vamos encontrar é na questão da rede de assistência. Precisamos reorganizar, mobilizar todos os funcionários, além da estrutura da unidades de saúde. Muitas estão sucateadas, sem condições ideais para um bom atendimento. Vamos ter uma visão de gestão, porque o município tem que ser focado em resultados e metas, com planejamento e monitoramento. Temos que servir bem o nosso usuário, nosso paciente, porque ele é a existência maior do nosso trabalho e é pra ele que vamos trabalhar", explicou.

Os futuros secretários ouviram do prefeito eleito, a forma de trabalho que seguirá nos próximos 4 anos.

"Eu deixei bem claro para os secretários que briga por espaços, duplicação de funções por falta de diálogo é contra o interesse público. É muito importante que haja uma verdadeira integração, as grandes ações de Fortaleza são intersetoriais. E elas só andam bem e rápido quando há um diálogo facilitado, compartilhamento de atividades e quando se trabalha em grupo. Tanto a integração de ações como planejanemto devam ser principios norteadores da nossa gestão", explicou Roberto Cláudio, afirmando que o segundo escalão ainda está sendo discutido e que a partir do dia 2 de janeiro nomes poderão surgir", concluiu Roberto Cláudio.

Foto: Lucas de Menezes
Portal Verdes Mares

 

Rio Salgado continua degradado


Mais um ano termina sem que o problema de degradação do Rio Salgado tenha sido enfrentado. Pelo contrário, agravou-se nos últimos anos. Sem investimento em obras de saneamento básico, dezenas de cidades continuam despejando esgotos em seu leito, além de entulho e lixo jogados por moradores de centros urbanos e vilas rurais. O Rio Salgado será o principal canal de escoamento no Ceará das águas oriundas da transposição do Rio São Francisco.

Sem investimento em obras de saneamento básico, dezenas de cidades continuam despejando esgotos em seu leito, além de entulho e lixo. O professor João José Anselmo dos Santos, agrônomo, e coordenador do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Icó, acompanha desde 2008 os agravos da situação de degradação do Rio Salgado, a partir de expedições documentadas em fotos e relatórios técnicos. "Neste mês, voltei ao mesmo local onde tirei fotos em 2008 e a realidade é de extrema preocupação. O que se ver é uma verdadeira rampa de lixo as margens do rio".

Em junho passado foi lançada uma campanha na Internet de ´Salve o Rio Salgado´. Por meio de petição on line, os internautas podem acessar a página e assinar o termo que será encaminhado para as autoridades como forma de pressionar os governantes a adotarem providências concretas em defesa do rio. O trabalho do professor João Anselmo começou há exatos quatro anos a partir da realização de uma trilha ecológica, realizada ao longo de 15km no leito seco do rio. O grupo na época saiu do encontro com o Rio Jaguaribe até a Ponte Rodoviária Piquet Carneiro, na zona urbana do município de Icó. A expedição comprovou que na época já era grande o nível de degradação ambiental: desmatamento das margens, assoreamento de alguns trechos, lançamento de esgoto e grande volume de resíduos depositados no leito do mesmo.

O problema referente aos resíduos ficou mais evidente na zona urbana. "O que me chamou mais a atenção foi o volume de entulho de construção jogado às margens", disse. "Essa ação, na época, era fruto da atividade dos caçambeiros e carroceiros que retirava areia do leito do rio". Observou-se que quase sempre a retirada de areia era associada à colocação de entulho, pois alguns dos caçambeiros aproveitavam a viagem para levar o entulho e retirar a areia do rio. Segundo fiscalização de agentes do escritório regional do Ibama, na cidade de Iguatu, a extração de areia ocorreu sem licença ambiental de operação e em locais proibidos, sem licença, próximo às margens, encostas e sob a Ponte Piquet Carneiro.

A expedição do professor João Anselmo constatou um fato preocupante: o despejo de vasilhames de agrotóxico. "Isso ocorreu e continua a ocorrer porque lotes explorados com atividade agrícola ficam próximos ao rio", disse. "Os produtores rurais lançam tudo que considera lixo em seu leito". Os agricultores revelaram despreparo para manusear os agrotóxicos e falta de consciência sobre o risco para a saúde de pessoas, animais e para a degradação ambiental. "Essa é uma triste realidade", observou o professor. "O poder público municipal precisa conscientizar os agricultores e oferecer postos de coleta para esse material".

Em outubro de 2011, durante a realização de uma expedição com alunos de escolas públicas a um trecho do Rio Salgado, a conhecida Prainha do Salgado, ficou constatada que a situação piorou. "Na ocasião, foi realizada uma coleta de lixo e dentre os vários tipos de resíduos foi encontrado lixo hospitalar", afirmou. "Infelizmente, o quadro vem se agravando". Já neste ano, o professor constatou que o Rio Salgado permanece sofrendo degradação. "Em janeiro de 2012, fomos até a Lagoa de Estabilização de Esgoto do município, localizada na margem, e o leito do rio, recebe constantemente os resíduos oriundos da decantação do esgoto", observou. "Há uma grande concentração de plantas aquáticas no local de água parada e animais pastando bem próximo". Em uma distância de apenas 60 metros havia uma bomba captando água para irrigar um plantio de bananeira. Segundo o agrônomo João Anselmo, a concentração de plantas aquáticas é resultado de um processo de eutrofização, caracterizado pelo crescimento da vegetação. A causa é o excesso de nutrientes, nitrogênio e fósforo. Diminuição do uso da água para recreação; eventuais mortes de peixes; mau cheiro; proliferação de mosquitos e insetos. A liberação de despejos domésticos em recursos hídricos empobrece o meio aquático de oxigênio e provoca a morte dos micro-organismos.

O Rio Salgado nasce no distrito de Lameiro, no pé da Serra do Araripe, no município do Crato, com o nome de Rio da Batateira. Sua bacia hidrográfica está espalhada por 23 municípios. Os que são banhados pelo rio são os seguintes: Icó, Cedro, Umari, Baixio, Ipaumirim, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Aurora, Caririaçu, Barro, Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha, Barbalha, Jardim, Penaforte, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras e Jati, com uma população estimada em 850 mil pessoas. A degradação ocorre em todos estes.

O professor disse que vai continuar acompanhando a degradação do Rio Salgado em Icó, que dispõe de um Perímetro Irrigado. "É preciso a participação efetiva da gestão municipal, do Governo do Estado e dos moradores. Há necessidade de definição de uma política conjunta entre os municípios diretamente afetados pelo problema".

Mais informações:

CVT de Icó
Rua Professor Ilídio Sampaio,
Centro Histórico - Diário do Nordeste


Sunday, December 30, 2012

Para você Refletir - Por Maria Otilia

 Desejamos a todos os leitores deste blog muitas bênçãos para o ano novo que se aproxima. Postamos  algumas mensagens do Profeta Gentileza , grande sábio e  que nos deixou  grandes ensinamentos através da sua obra. Leia e medite estas    frases , para começar um 2013 com muita sabedoria, bom senso, mais tolerância. Lembrando que a gratidão não é  um dom , mas  uma obrigação nossa de vivenciarmos a  cada dia  . 

  * “Nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido”

* “A verdadeira gentileza é perfeito conforto e liberdade. Ela simplesmente consiste em tratar os outros exatamente como você adoraria ser tratado”

* “Nunca ofendas verbalmente o teu inimigo. Dói muito mais uma gentileza vociferada do que uma ofensa impensada”

* “Três coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Pois os gentis podem ser corajosos, os frugais podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de homens”

* “Não tente procurar um inimigo, muitas vezes você é o seu próprio inimigo”

* “Onde houver gentileza, haverá sempre um gesto que surpreenda. Amor se esconde nas coisas pequenas. E a amizade, nas atitudes que refletem maiores que a presença”

* “Nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais”

* “Culpamos as pessoas das quais não gostamos pelas gentilezas que nos demonstram”

* “Gentileza é, em tese, o que todas as mulheres procuram nos homens. Mas na prática, homens, não exagerem na dose, pois elas vão enjoar de vocês”

* “Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade”

* “Gentileza gera gentileza”

* “A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano”

* “Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio”

* “Quem recebe um favor nunca deve esquecer; quem faz nunca deve lembrar”

* “Viva com simplicidade. Ame generosamente. Cuide-se intensamente. Fale com gentileza. E, principalmente, não reclame. Se preocupe em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem! E deixe o restante com Deus”

Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são efetivamente infinitos.

Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes, e gentileza com os rudes ; ainda, estranho, sou ingrato a esses professores.

As grandes oportunidades de nossas vidas são geradas por uma coisa sem despesa: a gentileza

O silêncio é a gentileza do perdão... Que se cala, e espera o tempo. Por isso é uma poderosa ferramenta para construir e manter a paz...

É espantoso como a gentileza das pessoas para com você aumenta quando você é rico.

Um tratamento gentil e respeitoso em geral desarma até os mais duros corações. etc.

Notícias da Semana -- Por Armando Rafael


Aniversário de Dom Fernando

Nesta 5ª feira, 27 de dezembro, o bispo de Crato – Dom Fernando Panico – chegou aos 67 anos de idade. Ele nasceu no finalzinho de 1945, mas seu pai resolveu registrá-lo somente no dia 1º de janeiro de 1946, para esquecer os horrores que  os italianos sofreram no final da Segunda Guerra Mundial, ou seja, em 1945. Neste 2012 um número de pessoas bem maior do que os anos anteriores acorreu  à residência do bispo para parabenizá-lo. Além da tradicional Renovação do Sagrado Coração de Jesus, pessoas simples e grande número de padres e religiosas foram manifestar seu apreço a Dom Fernando.

Bispo estimado

Em nome do clero, usou da palavra o Cura da Catedral, Padre Francisco Edmilson Neves Ferreira. Ele disse a Dom Fernando que o bispo podia contar com a estima, amizade e fidelidade da imensa maioria dos católicos do Sul do Ceará. Dentre as dezenas de presentes levados para o aniversariante um chamava a atenção: um belíssimo presépio, de grande tamanho, esculpido por um jovem residente no distrito de Rosário (município de Milagres), que veio com toda sua família hipotecar solidariedade ao bispo.

A beleza da Sé Catedral


Faltou decoração natalina na cidade de Crato neste 2012. E não foi só por parte da Prefeitura. Também as vitrines das lojas não receberam arranjos natalinos, como ocorria nos anos anteriores. Triste! O que “salvou a pátria” foi a inauguração da nova iluminação – externa e interna – da Catedral de Nossa Senhora da Penha. Beleza! Do alto do bairro Seminário a visão noturna da Sé cratense chamava a atenção. Parabéns ao dinâmico Padre Edimilson pela iniciativa,  que agradou a totalidade dos cratenses.







Luz para todos

Foi divulgado um  levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reconhecendo, oficialmente, a existência de 1 milhão de famílias brasileiras que não têm energia elétrica em suas casas. Este número de domicílios brasileiros no escuro é bem maior do que o governo estimava (com base no censo do IBGE de 2010) que seriam apenas 378 mil casas sem energia elétrica. Passou longe o cálculo governamental...


No rumo certo?


Parece que  esta expressão – utilizada pela presidente Dilma Rousseff no seu pronunciamento de fim de ano – não traz muita sorte a quem dela se utiliza. “O Brasil está no rumo certo” disse a presidente... Será? E as quedas humilhantes do nosso Produto Interno Bruto–PIB, já conhecido, mundo afora,  por “pibinho”? E a inflação acima dos 6%? E as denúncias de corrupção em  todos os níveis que já se alastram até nas prefeituras das menores cidades brasileiras?  E a  máquina pública federal, super inchada de incompetentes “cumpanhêros”?



Tá feia a coisa

E o  Índice de Desenvolvimento Humano–IDH, do Brasil,   um dos piores da América Latina, abaixo até da Argentina, do Chile e do Uruguai?  E o “Custo Brasil”, com as elevadas taxas de tributos embutidas no custo da produção, tornando nossas indústrias um parque de sucatas incapaz de competir com as economias desenvolvidas? E as obras do alardeado PAC com 62% das obras em atraso e, mesmo assim, com um orçamento estourado em 30%,  como a transposição do Rio São Francisco, a construção da Transnordestina, dentre outras? E os salários dos aposentados? E a segurança, saúde e educação pública em petição de miséria?

Estamos no rumo errado

A iniciativa privada também não anda com essa corda toda... O lucro das empresas caiu; reduziram-se drasticamente a compra e a importação de máquinas; os IPOs (lançamentos de ações) diminuíram de R$ 11 bilhões em 2010 para R$ 7 bilhões e R$ 4 bilhões em 2011 e 2012, respectivamente, e as grandes empresas estão com muito dinheiro em caixa, sem investir, o  que demonstra uma falta de confiança nos rumos do País.

E por falar na Transnordestina

Saiba um pouco da “novela” dessa desgastante obra, (mais uma  do PAC). Na assinatura do protocolo de intenções – em 2005 – foi anunciado que a ferrovia custaria R$ 4,5 bilhões. A primeira previsão era de que a Transnordestina, trecho Piauí-Pernambuco, seria inaugurada em 2010. No entanto, as obras só começaram em julho do ano seguinte quando foi anunciado um novo prazo:  2012, quando o PT completaria 10 anos no poder. Nova decepção. Neste final de  2012, a  obra não alcançou, sequer, 20% do previsto.  Bom lembrar que em 2008, já havia um novo preço firmado em contrato: R$ 5,4 bilhões e nova previsão de inauguração (garantida por dona Dilma): 30 de dezembro de 2014, penúltimo dia da gestão da atual presidente. Anunciou-se agora que  a ferrovia não será inaugurada antes de 2015. A obra, iniciada em 2006, entrou em ritmo ainda mais lento neste segundo semestre de 2012 devido ao acirramento de um impasse financeiro – já antigo – entre o governo federal e a concessionária Transnordestina Logística S/A (TLSA).Resumo da opereta: controlada pela CSN, a concessionária agora quer R$ 8,2 bilhões -- quase o dobro da estimativa inicial -- para concluir a  ferrovia em... 2015.



Um governador "antenado"

Está na “Folha de S.Paulo” desta 6ª feira: “O governador do Rio Grande do Sul e ex–ministro da Educação e da Justiça nos governos Lula, Tarso Genro afirmou que o PT precisa esgotar a "agenda de solidariedade" aos réus condenados pelo mensalão. "Já falamos o suficiente sobre isso", disse Tarso, que  foi o presidente interino do PT de julho a outubro de 2005, durante a crise do mensalão. Ele assumiu o cargo logo depois que o escândalo derrubou o então presidente da legenda, José Genoino, e passou a defender uma "refundação" do partido.

Que admite falência do socialismo

Disse mais Tarso Genro: “Nossa agenda não pode ser ficar a vida inteira explicando a ação penal 470 [o mensalão]. E nem uma agenda que seja predominantemente de solidariedade aos companheiros condenados. O partido tem que se atualizar profundamente em relação aos métodos de direção, ao seu programa de governo. É o que defendemos para que o PT retorne às suas origens. Mas retorne sabendo que existe uma outra sociedade de classes hoje, que o projeto socialista concreto faliu”.

Pseudo-ingênuo

Frei Betto, antigo assessor-especial de Lula, saiu do seu silêncio (obsequioso? por problema de consciência?) e concedeu uma entrevista neste final do ano, na qual –  bem diferente das da sua conhecida veemência passada –  fuzilou:  " O PT precisa esclarecer o que houve no mensalão". Como se existisse algum brasileiro que ainda não soubesse...Disse mais Frei Betto: "não vejo um projeto de Brasil no PT, vejo um projeto de poder". Grande novidade!

No mais

O Paraguai foi excluído do Mercosul por supostamente ter violado a Constituição na cassação de Fernando Lugo. Na Venezuela, se até o dia 10 de janeiro Chávez não tomar posse, segundo a Constituição, em 30 dias devem ser realizadas novas eleições. Se a Venezuela burlar a Constituição do país para que a posse de Hugo Chávez só ocorra quando ele quiser, será que os presidentes do Brasil, Argentina e Uruguai vão também impedi-la nas decisões no Mercosul, como fizeram com o Paraguai?

CRATO - O Shopping Residence espera por você







Shopping Residence - O Shopping do Crato
Organização Valdemir Correia de Sousa
www.blogdocrato.com


Valdemir Correia deseja Boas Festas aos Cratenses



Quero nesta oportunidade desejar aos milhares de leitores do BLOG DO CRATO, votos de muitas felicidades, e um ano novo 2013, cheio de realizacoes. Que todos realizem seus sonhos, tenham um ano  promissor, com muita saude e paz . Desejo tambem muitas felicidades para a nossa querida cidade, e que o  seu novo gestor que assume daqui ha dois dias, tenha muito sucesso na  sua gestao, e que realize as obras que tanton nossa cidade precisa. Ao prefeito que sai, Samuel Araripe que volta as suas atividades cartoriais desejo tambem muitas felicidades junto à sua familia, e enfim, que todos sejamos felizes. Que Deus todo poderoso nos ilumine, e que tenhamos um ano  sem problemas em toda a sua plenitude. 

FELIZ ANO NOVO !
VALDEMIR CORREIA. 
FORTALEZA, 29 DE DEZEMBRODE 2012

www.blogdocrato.com





Envie a sua mensagem aos Cratenses, pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com

O labirinto de si mesmo - Por: Emerson Monteiro


Pelas entranhas desses corredores internos anda o caminheiro. Às vezes, tenso; outras, distendido aos ventos, soberano pavilhão drapejando ao Sol da liberdade dos sonhos. Contempla portas imensas de possibilidades, e desfaz os lençóis de toda noite, na busca dos mistérios escondidos. Cheio de paredes ásperas, pedras toscas, porém arborizado, que contém pomos, pepitas e preciosas gemas das raras cores de brilhantes minerais. Fotografias e paisagens luminosas espalham raios nas árvores cinzentas do sertão. Sons que repercutem solidão dessas paragens longas, tristes, suaves.

Bom, mas achar esse caminho de sair da essência requer continuidade e coragem, frutos da mais extrema ausência de prazeres pedidos que clamem origens do Ser. Urgência afetiva dos amores remexe lá por dentro os arbustos da alma, nessa busca através das noites da alma que surpreenderá aventureiros quais normas ocultas de segredos enormes, monstros de dentes afiados, princesas divinas e caminhos que se bifurcam todo momento.

Qual na história da onça e da raposa, um foge do outro entre as expectativas de achar o caminho de volta diante das circunstâncias insistentes. Olhares desconfiados com relação ao futuro enchem as ocasiões de surpresas por vezes ricas de oportunidade. Viagem longa, contudo deliciosa, nessa escalada constante entre nuvens que circulam o firmamento, mostra de riquezas mil na forma de emoções inigualáveis, à espera dos dois unirem o Ser.

Pois as pessoas precisam dos líderes para seguir adiante. Noutras horas, não aqui nesse labirinto de esperança, mas lá adiante, jornada de encontrar a fronteira entre matéria e espírito. Entre a sombra e a luz. Nesse encontro de proporções do nada ao infinito. Andar batendo as telhas em pedido de retribuição que representa uma parte, a parte maior, do alvéolo da existência, hora neutra de cruzar a terra de ninguém, situada no meio das duas extremidades. Pisar maneiro, seguir a trilha do coração, onde só existirá um modo soberano de levar consigo as certezas próprias.

Chegar à porta leva tempo.

Ver na claridade da consciência, quando será dado ao homem morrer uma só vez para nascer na vida eterna (Hebreus, 9:27). Nascimento e acontecimento maior da Natureza. Quando a porta se abrirá e vem a Salvação, libertação absoluta que deriva do processo vida no labirinto de si, quando inicia o transe da nitidez infinita de todos os destinos. 

Saturday, December 29, 2012

Leitora do Blog do Crato traz propostas ao novo Prefeito Ronaldo Mattos


 Na foto: Seminário São José - Um dos cartões postais do Crato

"Sabemos que o novo prefeito do Crato terá muitos desafios pela  frente, mas acho que em seu governo alguns problemas antigos devam ser enfrentados e suas soluções priorizadas. É inconcebível e até vergonhoso para uma cidade do porte da nossa, notadamente  para os inúmeros prefeitos omissos que estiveram no poder ao longo de tantos anos, ter uma  rodoviária e um estádio de futebol construídos pela metade; será que não merecemos um novo e moderno terminal rodoviário, e o atual serviria de espaço  para expor eventos culturais, tal qual foi feito na estação da RRFSA? 

Em relação ao estádio Mirandão, creio que não só o público, mas o próprio time merece o tão sonhado complemento. A população de Fortaleza recebeu recentemente o  “Arena Castelão”, obra cujo custo total foi orçado em mais de 600 milhões de reais (R$ 600.000.000);  mais precisamente, salvo engano, 623 milhões (R$ 623.000.000). E  o que dizer de uma rua (cujo nome não recordo no momento), a qual se inicia junto à linha férrea, na avenida Teodorico Teles,  e termina ao lado do posto palmeiral, que sequer dispõe de calçamento em pedra tosca, além de ser esburacada e às escuras, oferecendo à população risco de assaltos, acidentes e danos aos que trafegam em veículos?  Quase a mesma situação da avenida que dá acesso ao terminal da Petrobrás (totalmente esburacada e muito mal iluminada). E a entrada do Crato, nunca modificada ou melhorada? ( falo da  entrada tradicional, entre o viaduto e o semáforo, pois já ingressamos na parte urbana do Crato ao atingirmos a divisa com Juazeiro), urbanização esta graças a obras, em sua maioria, da iniciativa privada. São dois trechos pequenos que, convenhamos, poderiam ser consertados. A cidade também está mal/pouco iluminada, carecendo assim de “um banho de luz”, não só para o seu embelezamento à noite, mas em prol da segurança do cidadão, principalmente do que mora em bairros considerados perigosos e outros locais distantes do centro. 

Sabemos que há obras  grandes e emergenciais a serem realizadas no Crato, tais  como: a reconstrução total (não apenas paliativos - partes), do famigerado “Canal do Rio Grangeiro”; o saneamento em ruas de vários bairros, com a respectiva pavimentação em pedra tosca ou asfáltica, de acordo com a necessidade de cada uma (a cidade está totalmente esburacada); construção da Encosta do Seminário, já que o local, notadamente na quadra invernosa, gera grande risco aos moradores que residem nas suas das proximidades; edifiação de moradias para população de bairros menos favorecidos e escolas para os mais carentes, etc...,  É certo que, em sua maior parte, tais obras  dependem de recursos a serem conseguidos em conjunto com os governos estadual e/ou federal, o que na atual conjuntura, ao menos no âmbito do estado,  é muito difícil,  pois o o senhor Cid Gomes, como bem colocou um leitor neste blog recentemente, só tem olhos para Fortaleza e Sobral, porém será dever do novo prefeito buscar tal parceria e os respectivos recursos, deixando de lado as questões político-partidárias e pessoais e priorizando o desenvolvimento da cidade e a qualidade de vida dos seus moradores. 

Creio que as obras às quais me referi no início (sublinhadas) podem e devem ser realizadas com recursos do município,  pois não são de grande vulto e custo, embora todas tenham sua importância no contexto urbano, além de serem um antigo anseio, e por que não dizer, um  sonho da população Cratense. Desejamos, especialmente os que lhe confiaram os milhares de voto em 07/10/2012,  sorte ao novo líder, mas esperamos e cobraremos dele esforço, coragem, sensatez, honestidade  e competência para dirigir os rumos de uma cidade  tão sofrida  e esquecida politicamente,  e que há tanto tempo almeja e espera ingressar em uma era de desenvolvimento e progresso. 

Obs: A avenida Fábio Pinheiro Esmeraldo, que margeia o Centro de Convenções do Cariri, está aguardando, até hoje, asfalto, cimento no canteiro central e iluminação. Ou será que já foram gastos os mais de 600 mil reais na obra, como está registrado na placa colocada na entrada da via, sem que tais melhoramentos tenham sido realizados?"
 
Antônia Eliene Duarte, Crato-Ce
Colaboradora do Blog do Crato
Envie suas propostas pelo formulário de comentários ou pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Governo do Ceará libera R$ 5,6 bilhões em ações estruturantes e de convivência com a seca


O governador Cid Gomes anunciou, nessa sexta-feira [28], um pacote de R$ 5,6 bilhões em ações estruturantes e de convivência com a seca.

A solenidade foi realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário [SDA], no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fotaleza. Cid anunciou a construção da primeira etapa do Cinturão das Águas do Ceará [CAC], que terá investimento de R$ 1,6 bilhão. A primeira etapa terá 155 quilômetros de extensão e deve interligar o município de Jati a Cariús, na região Centro Sul, transpondo águas do Rio São Francisco através de um conjunto de canais e adutoras.  O objetivo é levar água a todas as bacias hidrográficas do Ceará e para população mais isolada. O CAC será formado por um canal principal que vai margear a Chapada do Cariri, no sentido leste-oeste, para, em seguida, com direção sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Rio Acaraú.  De acordo com a SRH, a previsão é de que a integração disponibilize 45 mil metros cúbios de água por segundo para o Ceará. O Cinturão se constitui de um grande sistema gravitário de canais para a condução das águas do São Francisco para a 93% do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do Estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico.  Após a conclusão da primeira parte, o Governo do Estado prevê a construção de uma segunda etapa. O investimento total para todo o projeto é de R$ 7 bilhões. Outra ação destaca pelo Governador na área de segurança hídrica foi a conclusão do trecho 5 do Eixão das Águas, com investimento de R$ 333,2 milhões.
 
O Eixão é um conjunto de obras composto por uma estação de bombeamento, canais, adutoras, sifões, e túnel que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza [RMF], reforçando o abastecimento, numa extensão de 255 km, inclusive na RMF e Complexo Industrial do Pecém, fazendo a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana, beneficiando uma população de aproximadamente quatro milhões de habitantes. O último trecho dá garantia hídrica por 30 anos para a RMF e os empreendimentos localizados no Complexo Industrial e Portuário do Pecém [CIPP].

As ações anunciadas pelo governador Cid Gomes destacam ainda a construção de sistemas simplificados de abastecimento de água, sistemas de abastecimento de água, construção de cisternas de placas, barragem, adutoras e conclusão da segunda etapa da Estação de Tratamento de Ágia [ETA] Oeste. SDA O pacote que contempla a SDA tem investimento de R$ 1,1 bilhão.  Na solenidade, Cid Gomes e o secretário da SDA, Nelson Martins, assinaram ordem de serviço com Organizações Não Governamental [ONGs] para construção de 33.400 cisternas de placa e 7.800 quintais produtivos com cisternas de produção, beneficiando mais de 90 municípios com investimento superior a R$ 130 milhões. Também foram divulgados três editais do Projeto São José III para investimento em sistemas de abastecimento d'água, esgotamento sanitário e projetos produtivos, contemplando as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura piscicultura e agricultura irrigada. O investimento será de R$ 47,7 milhões. Através do Programa Água Para Todos, foi assinada ordem de serviço com a Cooperativa Cearense de Prestação de Serviço e Assistência Técnica LTDA (Cocepat) e com a empresa New Ello para os serviços de ação social e concepção de 1.350 sistemas simplificados de abastecimento d'água e implantação de 14.228 cisternas de polietileno. O investimento total é de aproximadamente R$ 7 milhões. Foram entregues sistemas de irrigação para agricultura familiar, representando investimento superior a R$ 1,3 milhão e beneficiando 110 famílias. Também foram entregues projetos de cultivo de frutas e hortaliças [mandalas], de mini-fábricas de compostagem orgânica, medidores horo-sazonal, tanques de resfriamento de leite e kits de higienização da ordenha, bibliotecas Arca das Letras e certificados de implantação de telecentros do Projeto Territórios Digitais/Casa Digital do Campo.

Investimentos:

Secretaria dos Recursos Hídricos – R$ 1,2 bilhão
Cagece – R$ 546,5 milhões
Cogerh – R$ 39,3 milhões
Barragem – R$ 817 milhões
Trecho 5 do Eixão das Águas – R$ 333,2 milhões
Cinturão das Águas do Ceará – R$ 1,6 bilhão
Secretaria do Desenvolvimento Agrário – R$ 1,1 bilhão

TOTAL – R$ 5,6 bilhões 28.12.2012

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ


Um Sonho que sonhamos Juntos, Jogado na Lata de Lixo da História - Por: Prof. Brondi


NE - Depoimento de um ex-integrante do Partido dos Trabalhdores

Os últimos acontecimentos envolvendo a questão do "Mensalão" e seu julgamento pelo STF(Supremo Tribunal Federal) jogou na lata do lixo a história de um partido político que no seu nascimento era considerado de esquerda-radical. O PT moveu o sonho de milhões de brasileiros e brasileiras, de militantes aguerridos e comprometidos, de pessoas que na época da ditadura deram suas vidas em prol da liberdade e da justiça, que demonstrou ser uma força importante do movimento operário, dos sem-terra, dos sem-teto e de vários outros movimentos sociais que viam o PT como a salva-guarda nas suas lutas diárias, nos seus sofrimentos e angústias. Eu pessoalmente não me sinto feliz com as condenações e muito menos com o processo em si. 

Um dia, fui do PT, e parte desse julgamento, leva parte da minha luta na lata do lixo da história também. Militei durante muitos anos na cidade de Osasco, apoiei em diversos momentos figuras históricas do partido, que hoje infelizmente estão sendo julgadas por crime eleitoral e outros. Que sirva de lição para todos nós que somos militantes de esquerda, seja da esquerda em si ou da extrema-esquerda em geral. Seja você do PSTU, seja você do PSOL, seja você do PCO, até porque todos esses partidos mencionados e bem como seus militantes, um dia também foram do PT. Em sua grande maioria, foram expulsos do PT, mas fizeram parte desta história também. Acreditaram na mudança, acreditaram na transformação do Brasil em um país melhor, mais justo e igualitário. 

Muitos votaram no LULA em 2002 acreditando nesta mudança. Mas enquanto escrevo estas linhas, o julgamento continua e continuará, e pelo que vejo mais condenações serão feitas. E fica uma pergunta que não quer se calar. Somente o PT cometeu crimes eleitorais, somente o PT foi o grande responsável pelas falcatruas em campanhas eleitorais? E o MALUF, e o caso da compra de votos no governo de FHC? E vários outros casos que seriam e deveriam também ser julgados pelo STF e nunca foram? Provas existem aos milhões e ninguém foi julgado ou condenado também. As vezes fico pensando que tudo isso é uma grande armadilha arquitetada pelos partidos e pessoas inimigas do PT e da esquerda em geral, que não está de forma alguma fora de sua mira e de seu ódio.O PT vendeu sua bandeira e copiou o modelo de se fazer campanha da direita neste país. O PT para chegar ao poder vendeu a mãe e deu a avó de brinde para tal. No entanto, a armadilha que o próprio PT criou para si, é de alguma forma uma armadilha para todos nós da esquerda no Brasil, ou seja, uma grande e valiosa brecha para a direita voltar ao poder no Brasil. 


Veja o caso de Osasco, João Paulo provavelmente perderá a eleição para seu adversário Celso Giglio. A população de Osasco acabará jogando os votos no PSDB da cidade por conta do seu julgamento. A candidatura de Alexandre Castilho (PSOL) por exemplo não teria uma envergadura substancial para enfrentar o PSDB na cidade. Lembrando que pelo andar da carruagem, conforme a notícia for se espalhando, o crédito que a população dará para tudo isso pode ser grave e talvez nem 2º turno tenhamos em Osasco, tamanho o estrago que isso possa representar, trazendo de volta ao poder em Osasco uma figura política que não valoriza opiniões diversas, que não tem uma proposta voltada para o social e sobretudo representa o que de mais ruim temos na forma de se fazer política na minha cidade. Concluo dizendo que essa é minha opinião dos fatos apresentados, e que de alguma forma, o "Mensalão" seja um referencial histórico para a esquerda neste país, de que nunca devemos copiar o que nosso inimigo (a direita conservadora) sempre fez. A direita sempre usou "Mensalões" para comprar apoio político, sempre. 

A direita sempre coopitou adversários políticos usando verbas e cargos, e o PT fez a grande besteira de fazer o mesmo. Espero que daqui para frente, nas próximas 4 ou 5 décadas o estrago tenha se dissipado, porque o povo apesar de toda sua alienação e coisificação, não deixará barato tudo isso, irá se vingar nas urnas de forma consciente ou não pelo voto. Daqui dois anos teremos eleições outra vez, e a presidenta Dilma, que foi militante da luta armada, foi da extrema-esquerda necessária na luta contra a ditadura militar, mude sua forma de fazer política, mude sua forma de conduzir a nação daqui para frente, dialogando mais com os movimentos sociais, preenchendo os cargos administrativos da nação com pessoas que representem um ideal mais voltado para o social. 

Que não mexa na lei de greve como se anuncia no noticiário dos jornais e TV, que não insista na construção da barragem de Belo Monte, já que afetará a vida de mais de 20 mil povos e nações indígenas e mais de 40 mil povos ribeirinhos que vivem da pesca naquela região. Que a presidenta reformule sua agenda presidencial, ouvindo o povo e não banqueiros, que ouça mais de perto o clamor das ruas e não o clamor do mercado sanguinário das bolsas de valores, que tenha uma competência magistral para fazer um governo que seja de fato de esquerda e não uma cópia mal feita do PSDB. Sei que tudo que disse não acontecerá, mas a esperança ainda fica, e adeus PT. 

Professor José Eduardo Brondi