Wednesday, November 2, 2011

FHC diz que falta estratégia para o País


'Quando as coisas vão bem a sociedade perde o hábito de se preocupar com o futuro', disse o ex-presidente em palestra na Sala São Paulo

SÃO PAULO - Bem-humorado, para uma plateia lotada, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje que “o que falta ao Brasil no momento é estratégia, a capacidade de inventar o futuro”. FHC fez uma palestra na Sala São Paulo sobre “Os desafios do Brasil na Nova Ordem Global”, na série “Fronteiras do Pensamento”. “Quando as coisas vão bem a sociedade perde o hábito de se preocupar com o futuro. E isso aconteceu entre nós”, analisou.

Segundo ele, no geral o País está bem, mas precisa superar três desafios: como oferecer emprego de boa qualidade, como transformar a democracia para que ela seja algo na alma das pessoas, gerando um sentimento de igualdade entre todos, e a questão da igualdade, pois “avançamos algo mas muito pouco, tanto que nos últimos 15 anos os ricos aumentaram sua riqueza mais do que os pobres”.

Numa comparação com os problemas de hoje na Europa, ele disse que quando se fez o plano real foram feitas regras para segurar o gasto público e a Europa que tem uma única moeda, mas cada país é soberano, vive este dilema de não ter controlado os gastos. Ele disse que está superada este modelo de debater a educação só pela quantidade (de alunos, escolas). “Isso não adianta se não houver formação de pessoas para que elas tenham chance no mercado e que tenham valores para se transformar em cidadãos.”

Gabriel Manzano, de O Estado de S. Paulo


No comments:

Post a Comment